sábado, 7 de abril de 2018

Freddie Hubbard

(Indianápolis, Indiana, 7 de abril de 1938)


Um dos grandes trompetistas de jazz, Freddie Hubbard formou o seu som a partir da influência de Clifford Brown e Lee Morgan, e no início dos anos 70 definiu o seu estilo. Hubbard foi um trompetista ardente, um estilista do bop, no entanto, mais tarde, uma série de álbuns comerciais danificou sua reputação, exatamente quando, no início dos anos 90, com as mortes de Dizzy Gillespie e Miles Davis, parecia perfeitamente adequado para substituí-los como mestre. Nascido e criado em Indianápolis, Hubbard tocou com Wes Montgomery. Quando se mudou para Nova York em 1958, acompanhado por Eric Dolphy, com quem gravou em 1960, tocou em vários grupos antes de viajar pela Europa com Quincy Jone. 

Ainda na década de 1960, gravou com John Coltrane, participou do Free Jazz com Ornette Coleman e começou a gravar como líder para Blue Note. Foi reconhecido quando tocou com o grupo 'Jazz Messengers' de Art Blakey ao lado de Wayne Shorter. Gravou 'Ascension' com Coltrane, 'Out to Lunch' com Eric Dolphy e 'Maiden Voyage' com Herbie Hancock, e, depois de um período com Max Roach formou seu próprio quinteto, com o saxofonista e flautista James Spaulding. 

Em 1970, Freddie Hubbard gravou dois de seus melhores álbuns, 'Red Clay' e 'Straight Life' para a gravadora CTI. Mas depois da glória dos anos de CTI com o produtor Creed Taylor, Hubbard cometeu o erro de assinar com a Columbia e gravou, um após o outro, álbuns medíocres. No entanto, em 1977, ele viajou com o 'The V.S.O.P. Quintet' de Herbie Hancock e, nos anos 80 mostrou que poderia voltar à fama anterior mesmo que grande parte do mundo do jazz tivesse desistido dele. Mas, os problemas pessoais de Freddie Hubbard e a falta de confiabilidade, não aparecendo para shows, começaram a marcá-lo, e alguns anos depois, sua técnica, uma vez poderosa, começou a falhar seriamente.

Do álbum 'A Soul Experiment' (1969)


Trompete - Freddie Hubbard
Sax Tenor - Carlos Garnett
Piano - Kenny Baron
Orgão - Gary Illingworth
Guitarra - Eric Gale
Baixo - Gerry Jemmott
Bateria - Grady Tate

Freddie Hubbard - Lonely Soul



Freddie Hubbard - Caravan (live Umbria, 1986)

Freddie Hubbard - trompete
McCoy Tyner - piano
Avery Sharpe - baixo
Louis Hayes - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário